-
Arquitetos: Studio ZADES
- Área: 270 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Vladimir de Mollerat du Jeu
-
Fabricantes: Ehret, GRAPHISOFT, Installux, Knauf, MARAZZI, Pfeiderer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa ZD está localizada em uma área residencial da cidade de Saint-Didier-au-Mont-d'Or, perto de Lyon, na França. A parcela, com orientação a sul do lado da rua, nos fez propor a construção de uma casa na área traseira do terreno. Este layout em forma de L libera o máximo de espaço possível para o jardim virado a sul desfrutar do terraço e da piscina.
O acesso à casa é feito através de uma passagem estreita sem vista para o jardim. É assim que entra-se na casa, de modo que o jardim é revelado, graças à grande abertura envidraçada. Grandes janelas de vidro deslizantes transformam a sala em um enorme terraço aberto para o espaço verde, diluindo os limites entre interior e exterior.
A estrutura de concreto da casa incorpora grandes vãos que acentuam a ideia de uma caixa flutuante e promovem um espaço totalmente livre e contínuo. Os materiais são utilizados de forma radical, de modo que a área da entrada e da garagem é em concreto aparente, além do uso de madeira em todas as venezianas, portão de garagem e carpintaria interior, remetendo a marca daa tábuas da fôrma do concreto.
O grande volume branco parece flutuar acima do volume de vidro. O único volume de concreto opaco no térreo contém a entrada, o banheiro e a cozinha. A casa ZD, com os seus grandes volumes e os seus materiais brutos e minimalistas, inspira sobriedade e o concreto simboliza a passagem do tempo e expõe a existência da vida do edifício.